31 de janeiro de 2011




Adauto Silva, carioca, vizinho de Mestre Shima, de quem é amigo há mais de 3 décadas... desenhista do Recruta Zero e do Fantasma, anos 70, para a RGE (Rio Gráfica Editora) é o ganhador do 26º Prêmio Ângelo Agostini de Melhor Desenhista do País (2010). Sua capas são famosas e sua arte pode ser vista no seu blog e aqui.

Sacarrolha
é o personagem criado pelo desenhista italiano Primaggio. O artista morava no Brasil desde os 9 anos, e já nos anos 60, com 19 anos passa a trabalhar na RGE. Em 1970 a editora promoveu um concurso interno para criação de um personagem e o vencedor seria lançado em revista própria. Foi para este concurso que
Primaggio criou o palhaço Sacarrolha inspirado na admiração que tinha pelo ambiente alegre e descontraído do circo. Primaggio ganhou com o concurso um contrato de 3 anos de publicação com a Editora.

O primeiro número da Revista Sacarrolha foi para as bancas em janeiro de 1972, com uma tiragem de 160.000 exemplares e vendeu 130.000.
KPblog

4 comentários:

JoguL disse...

Mestre Adauto, salve!

Eu estava torcendo pra você colocar o Capitão Estrela, o super-herói da minha infância - me fascinava mais que o Capitão 7 porque usava máscara -, ao lado do Ken Parker e você me vem com o Sacarrolha: Obrigado! Foi muito bom recordar esse palhaço tão querido, dos tempos em que os palhaços não causavam medo às crianças e nem apelavam para piadas maliciosas.

Quanto à sua genialidade, depois que o Walmir Amaral, naquele livrão do Fantasma, lançado pela Opera Graphica em 2007, disse que você é quem melhor dominava a anatomia humana naquela equipe famosa (e saudosa) da RGE, falar qualquer coisa é chover no molhado.

Toda a felicidade do mundo.
E dá um jeito de atualizar o blog, talvez, com um novo desenho do Capitão América.

Abraço!

AMoreira disse...

Eu não conhecia o Sacarrolha, mas a minha admiração pelo Adauto é conhecida.
E como disse o João Guilherme, falar das qualidades do Adauto é chover no molhado.
Alias acabo de adquirir outra obra prima dele, que é "O bom e velho faroeste nº 02
O roteiro é do Salles e o mestre Adauto deixa lá toda a sua magnífica arte.
Como trabalho aqui em Jacarepaguá e sei que seu estudio fica aqui por perto, qualquer dia descubro o endereço e vou lá fazer uma visita.

Adauto Silva disse...

Obrigado, meus amigos. Pelas palavras e serão sempre bem vindos.
Te mando meu endereço por e-mail, mermão. Abs.

Lucas Pimenta disse...

As palavras são sinceras, meu amigo!
Fantástico esse seu trabalho, realizado em tão pouco tempo, com o corre corre da vida...
Coisas que só os GRANDES Mestres são capazes de realizar e você, é um!
Parabéns e obrigado!